Blog

Sistema Solar Fotovoltaica Zagaia, fonte de energia renovável e sem poluição

Há mais de quatro anos, o Zagaia Eco Resort, em Bonito, Mato Grosso do Sul, faz conversão direta da radiação do sol em energia elétrica, através do sistema solar fotovoltaica. Isso acontece pelas chamadas células fotovoltaicas compostas por material semicondutor. No hotel, foram instaladas 2.046 placas, um total de 11 mil m² de área ocupada dividida em instalações no solo e nos telhados para melhor aproveitamento.

Esses painéis geram 123 mil kWh (quilowatt-hora) ao mês. Em um ano, a média é de 1,5 MW (megawatt) produzidos, o que equivale a uma redução de 75 toneladas de CO2 na atmosfera.

aérea placas solares

Para se ter uma ideia, sistemas termelétricos emitem por ano cerca de 205 quilos de dióxido de enxofre (SO2), 258 quilos de óxido de nitrogênio (NOx) e 152 toneladas de dióxido de carbono (CO2), na atmosfera. Já o sistema de energia solar deixa de contribuir com toda essa poluição pois é de uma fonte renovável e constante. Outro ponto que devemos considerar é que o sistema fotovoltaico não depende de uma grande área para instalação, evitando desmatamento e outros impactos negativos para o meio ambiente.

Essa importante ferramenta proporciona também uma economia de 80% nos gastos com energia. “O Zagaia é uma empresa que se preocupa com a natureza, busca ações sustentáveis que são colocadas em prática, proporciona conhecimento e consciência ambiental para os colaboradores que acabam se tornando multiplicadores das informações”, afirma a gerente geral Gitane Klain.

lacas solares

Como já citamos aqui, no Blog, o resort já trabalha com sistema de esgoto sustentável de polímero mineral, tem sistema de aquecimento de água a biomassa e faz parte do clube da compostagem que, aliás, no mês passado (julho 2023), contribuiu para que o Zagaia reduzisse mais de 2,5 toneladas de Carbono, na atmosfera terrestre, que equivalem às emissões de gases de efeito estufa evitadas por 43 mudas de árvores cultivadas por 10 anos.

Por Carlos Arakaki

Sistema de esgoto sustentável Zagaia

Já parou para pensar que dependemos – e muito – do meio ambiente? Cuidar deveria ser prioridade de todos. Afinal, passar as férias num lugar paradisíaco de cair o queixo também precisa da natureza. 

Poderíamos ir além, uma questão de vida. Mas a ideia aqui é refletir e também sugerir para que você tenha escolhas mais assertivas, como por exemplo, escolher uma hospedagem sustentável. O Zagaia Eco Resort vai muito além da contribuição para que a sua experiência em Bonito seja formidável, o hotel pensa e investe em ações ligadas a sustentabilidade. 

sistema de esgoto

Já citamos aqui no blog o sistema de aquecimento de água a biomassa e o clube da compostagem. Desta vez, queremos que você conheça o nosso tratamento de esgoto de polímero mineral, menos impacto na natureza. A água tratada é reutilizada na limpeza do pátio, por exemplo, assim como na irrigação de plantas. E elas agradecem! 

Nesse processo de polímero mineral é gerado um fertilizante pronto para uso imediato. Não produz lodo ativo, o que geralmente ocorre em tratamentos de esgoto convencionais, causando impacto negativo no meio ambiente. A estação do Zagaia comporta 11 mil litros de efluente de esgoto por hora. 

sistema de esgoto

As ações sustentáveis do único resort de Mato Grosso do Sul não param. Tem ainda sistema de energia solar e lixo zero. 

Quando procurar uma hospedagem, veja se ela é sustentável. Compartilhe a ideia com os amigos. A gente espera por vocês no Zagaia! 

Por Carlos Arakaki

Zagaia reduz mais de 2 toneladas de Carbono na atmosfera, em 1 mês

O Zagaia Eco Resort, maior empresa do ecoturismo de Bonito, em Mato Grosso do Sul, há anos busca soluções para diminuir o impacto no meio ambiente e, consequentemente, ajuda a criar um cenário melhor de conservação da natureza para as próximas décadas. Agora, o hotel faz parte do Clube da Compostagem, um projeto focado na destinação correta dos resíduos orgânicos, desenvolvido pela startup Ciclo Azul Meio Ambiente e Sustentabilidade.   

Os resíduos orgânicos produzidos no Zagaia são coletados três vezes por semana, em 15 bombonas de 40 litros cada. Todas são monitoradas por QR Code que facilita não só a rastreabilidade como também o controle do volume. Por mês um relatório é gerado sobre a pegada ecológica da empresa, informações sobre a equivalência de emissões de CO2 que deixaram de ser produzidas através da compostagem, quanto de gás de efeito estufa deixou de ser emitido. No mês de maio de 2023, o resort reduziu mais de 2 toneladas de Carbono na atmosfera. Nesse período, foram 3.030,340 kg de resíduos orgânicos para a compostagem.

Nessa primeira fase, apenas os colaboradores do setor de Alimentos e Bebidas receberam o treinamento. Em breve, todo o restante da equipe do hotel também passará por essa conscientização, educação socioambiental. A fonte, geradora de resíduos, são as pessoas. O maior objetivo é fazer com que elas saibam fazer a segregação correta dos resíduos. Por exemplo, jogar chiclete numa lixeira onde só tem papel, o ato em si está contaminando o papel o que impede dele ir para a reciclagem. Isso é lixo, material que está todo misturado e que dificilmente será reaproveitado.    

compostagem

De acordo com a sócia fundadora da Ciclo Azul, doutora em Ciências Biológicas e mestre em Ecologia e Conservação, Lívia Cordeiro, atualmente, o Brasil recicla menos de 5% dos materiais gerados. “Estamos muito atrasados”, afirma. “Apenas latas são recicladas quase 100% da produção no país. A cidade de Bonito não consegue reciclar nem 15% dos resíduos produzidos”, diz.   

Lívia faz um alerta sobre a responsabilidade de cada um na preservação e conservação do meio ambiente. Resíduos sem controle nas ruas podem ser levados pelas enxurradas para os rios e cavernas. Infelizmente já existem registros de lixos no mundo subterrâneo, na região da Serra da Bodoquena, onde fica Bonito, um cenário ruim parecido com os plásticos no fundo do mar.  

A próxima etapa do Zagaia Eco Resort é o projeto Lixo Zero, procedimentos corretos quanto ao armazenamento, gestão e destinação dos resíduos sólidos. O objetivo é desviar os resíduos dos aterros e buscar maior eficiência, reaproveitar tudo o que pode ser reaproveitado, reciclar, enviar para a economia circular o que pode ser enviado, dar novos usos aos materiais sempre que possível. A meta é o hotel receber a certificação de Lixo Zero em 2024.

Para quem quer saber mais sobre os trabalhos realizados pela Ciclo Azul basta acessar o site cicloazul.com.br

 

Por Carlos Arakaki

piscina aquecida

HOSPEDAGEM SUSTENTÁVEL, EM BONITO: ZAGAIA ECO RESORT Sistema de Aquecimento de Água a biomassa

Impossível falar de Bonito, Mato Grosso do Sul, e não pensar em turismo sustentável. Existem vários fatores no sistema implementado no destino, para receber bem os turistas, que diminuem o impacto no meio ambiente. Como, por exemplo, a limitação no número de visitantes em cada passeio, por dia. Dessa forma, não há uma sobrecarga de pessoas num determinado cenário natural. O Zagaia Eco Resort, destaque na hotelaria da região, está inserido nesse contexto da sustentabilidade.

Sabendo que, hoje, ser um hotel sustentável pode ser ponto decisivo no momento da escolha da hospedagem de uma viagem, o Zagaia não para de inovar em ações ligadas a preservação da natureza. A partir de agora, nós vamos mostrar quais ações são essas, aqui, no Blog, e também em vídeos no perfil do resort no Instagram, @zagaiaecoresort. Para começar, um dos trabalhos desenvolvidos é o sistema de aquecimento de água a biomassa.


sistema aquecimento piscinas Zagaia


Esse sistema de aquecimento de água utiliza uma fonte renovável e sustentável de energia: lenha de eucalipto proveniente de reflorestamento. O eucalipto pode ser replantado, não é uma fonte finita como são os combustíveis fósseis. O sistema de aquecimento de água mais convencional, o a gás, tem como fonte combustível fóssil. Além disso, de acordo com Demian Topel, técnico comercial da Ecogetec, normalmente um sistema de aquecimento de água a biomassa é 85% mais econômico do que um sistema a gás. “Os sistemas Ecogetec, adquiridos pelo Zagaia, são produzidos visando maximizar a eficiência da queima da lenha, gerando assim o mínimo de fumaça possível, instalando filtros e lavadores de gases sempre que necessário”, diz. 

No Zagaia Eco Resort, o projeto teve início em 2021. Toda a instalação foi finalizada no ano seguinte. Hoje, as águas dos 150 apartamentos, piscinas e hidromassagens são todas aquecidas de maneira sustentável. Na Europa, sistemas similares são utilizados em aquecimento residencial, obedecendo as normas ambientais vigentes. 

Essa é apenas uma das ações feitas pelo Zagaia. Ainda vamos falar sobre energia solar, tratamento de esgoto e lixo zero. O único resort do estado não se destaca apenas na experiência de hospedagem singular na capital do ecoturismo. Se destaca também como empresa do trade do turismo brasileiro extremamente amiga do meio ambiente, trazendo conscientização para comunidade e escolhas inteligentes, sustentáveis.

Torneio de beach tennis reuniu 300 atletas em Bonito, no Zagaia

beach tennis

.

O esporte que conquistou o Brasil inteiro chegou a capital do ecoturismo com 300 jogadores de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Paraná. O Primeiro Zagaia Open Beach Tennis de Bonito, realizado no último fim de semana, 18, 19 e 20 de fevereiro, levou para as 8 quadras de areia do único resort do estado casais, famílias inteiras e amigos, gente de todas as idades.

Foram 4 categorias de A a D, do profissional ao iniciante, em duplas femininas, masculinas e mistas. Na categoria A feminina, a dupla campeã foi Cristhyane Loureiro e Natalia Antonio, de Dourados. Segundo lugar, Julia Moreira e Vanessa Fortti, de Campo Grande. Na categoria A masculina quem levou a melhor foram Ari Cunha e Lucio Flavio, de Campo Grande. Dupla vice-campeã Guilherme Rodigheri e José Maria, de Dourados. Na categoria A mista, o primeiro lugar ficou com Renato Soares e Cristina José, de Ponta Porã. Em segundo lugar, José Maria e Natalia Antonio, de Dourados. Mais de 14 mil reais em prêmios foram entregues para os campeões.

 

torneio beach tennis

 

O torneio teve almoço especial com costelão e música ao vivo e, também, coquetel de comemoração com o Dj Fabinho. Área de massagem para os participantes e ainda a assessoria de Vanessa Kreitchmann, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, especialista em raquetes de beach tennis, referência nacional.

A Zero Açúcar, moda beach tennis, fitness, casual e praia patrocinou a competição.

Ainda este ano, vem aí, a segunda edição ainda melhor.

Confira as fotos do torneio:

1º ZAGAIA OPEN BEACH TENNIS chega a Bonito-MS em fevereiro 2022

beach tennis Zagaia

.

O esporte da areia, rede, raquetes e bolinhas chegou com tudo a vida de muitos brasileiros, podemos até dizer, com orgulho, que virou moda entre homens e mulheres que buscam qualidade de vida. Afinal, disputar uma partida na areia fofa queima muitas calorias. Sem contar na parte de resistência física, musculatura das pernas, e claro, dos braços. Sim, os jogadores acabam ficando mais bonitos em quadra, competem e fortalecem amizades.

O único resort de Mato Grosso do Sul que acaba de inaugurar a Arena Zagaia com 6 quadras de Beach Tennis, piscina Sunset e sistema de aquecimento total das águas da área de lazer, esse último será finalizado até final de novembro de 2021, lança neste momento o 1º ZAGAIA OPEN BEACH TENNIS DE BONITO. Uma competição para todos os amantes do esporte, no hotel mais incrível do estado, no meio do paraíso da capital do ecoturismo.

logo Zagaia Open Beach Tennis de Bonito

Marque aí na sua agenda! O campeonato será nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2022. É claro que o Zagaia irá oferecer uma programação especial nesse fim de semana do evento, disponibilizando dois pacotes de hospedagem, de quinta a domingo, e de sexta-feira a domingo, incluindo jantar, café da manhã, almoço no sábado e coquetel de premiação. A inscrição para disputar o Open Beach Tennis será cobrada à parte.

Serão realizados jogos entre duplas femininas, masculinas e mistas. Uma ótima oportunidade para reunir amigos e casais nas quadras, e toda a família no hotel. Pais que vão participar, durante os jogos os filhos poderão se divertir nas piscinas e nas atividades da equipe de Recreação.

O primeiro lote de vendas do pacote para hospedagem do Zagaia Open Beach Tennis de Bonito será vendido a partir do dia 25 de outubro de 2021 com número limitado de apartamentos. Corra e garanta já a sua vaga e da sua família. Chame os amigos e tenham um fim de semana inesquecível no Zagaia com muito Beach Tennis, saúde, alegria e diversão.

O campeonato terá a participação de grandes estrelas do esporte no Brasil que darão workshops ligados ao Beach Tennis para os atletas inscritos. Entre em contato com a equipe do Departamento de Reservas do Zagaia para mais informações: ligação gratuita 0800 979 4400, (67) 3255-5519, WhatsApp (67) 99963-6830 e e-mail [email protected]. Reservas também podem ser feitas no site zagaia.com.br.

Zagaia, único resort de Mato Grosso do Sul agora com águas quentes e piscina Sunset

crianças na piscina Zagaia

.

Se faltava algo para que a experiência em Bonito-MS fosse perfeita, agora não falta mais. Além de toda beleza natural que só este destino turístico tem, diferente de tudo que existe no mundo, hoje tomar um banho de piscina com borda infinita olhando para o pôr do sol mais lindo da região é, sem dúvida, “a cereja – especial – do bolo”.

O Zagaia Eco Resort Hotel, a maior e mais completa hospedagem em Mato Grosso do Sul, já pode ser chamado de Zagaia Águas Quentes. Sempre inovando, os hóspedes acabam de ganhar mais uma piscina aquecida fantástica, a Sunset. Enquanto a criançada se diverte no parque aquático Aquaplay com temperatura da água bastante agradável também, os adultos podem curtir a mais nova piscina se despedindo do sol que se põe atrás da morraria, um verdadeiro espetáculo. Espreguiçadeiras e hidromassagens dão um toque especial no conforto.

.

piscina com borda infinita
Piscina Sunset

.

Sempre consciente e buscando diminuir cada vez mais os impactos no meio ambiente, o hotel recentemente implementou um sistema inteligente de aquecimento de água com energia limpa e renovável. Até o final de novembro deste ano, todas as piscinas e hidromassagens, sem exceção, terão as temperaturas das águas controladas para melhor conforto e bem-estar dos hóspedes. Ações ecologicamente corretas fazem parte do cotidiano do Zagaia há anos. Energia solar fotovoltaica já era uma realidade da empresa. Em um futuro próximo novos projetos virão, como o plantio de uma floresta para produzir a própria lenha.

Independentemente da estação do ano, no calor ou no frio, se hospedar no Zagaia Águas Quentes é a escolha mais assertiva quando o destino for Bonito. A área de lazer não chama atenção só por conta das piscinas. Você já conhece a Arena Zagaia com 6 quadras de areia para vôlei, futevôlei e beach tennis? É possível fazer até um campeonato entre os amigos. E o campo de futebol oficial virou xodó dos amantes da bola. 

.

beach tennis Zagaia
Beach tennis

Não podemos esquecer da lagoa, onde é possível praticar pesca esportiva, área do minigolfe, playground e espaço kids. São inúmeras atrações e atividades no meio de uma área verde de mais de 600 mil m². Araras, seriemas, tucanos e cotias compõem o cenário. 

Nova categoria de hospedagem

16 apartamentos formam a categoria SUÍTE MASTER PLUS localizada perto da área de lazer e Coffee Shop. Cada suíte tem 36m², 2 camas de casal super king ou 4 camas de solteiro, banheiro com 3 ambientes e vista para o jardim. As acomodações são equipadas com ar condicionado, telefone, TV LCD 42”, bancada de trabalho, cofre, frigobar, cafeteira e secador de cabelo. 

.

suíte máster plus
 Suíte Máster Plus

Existem outras 5 categorias de hospedagem: Premium, Premium Luxo, Suíte, Suíte Master e Suíte Family.

Reservas pelo site e Aeroporto de Bonito

O hotel investe em tecnologia para agilizar o atendimento e estreitar cada vez mais o relacionamento com o hóspede. No site zagaia.com.br você encontra todas as informações sobre o resort e consegue realizar reservas de forma segura.  

A partir de dezembro deste ano, ficará mais fácil chegar ao Zagaia. O aeroporto de Bonito vai receber 2 novos voos, de ida e volta, vindos de Congonhas, São Paulo, operados pela companhia aérea Gol. Hoje, a Azul opera com voos vindos de Viracopos, Campinas. Mais opções de voos pelo aeroporto internacional de Campo Grande.

ZAĠĀYA, AZ-ZAGAIA, AZAGAIA, ZAGAIA.

Uma ponta-de-lança guerreira tremula irrequieta no quadrado laranja da logomarca do Zagaia Eco Resort Bonito.

A Zagaia aponta para o azul do céu do maior Resort sul-matogrossense como quem diz, erguendo o dedo indicador:

“Só o tempo sabe das aventuras que vivi”.


Primeiras lanças Zagaia tinham ponta feita de osso ou de chifre

São histórias “do tempo do Zagaia”, ou do “tempo do onça”, termos populares usados em algumas partes do Brasil para se referir a algo
muito, muito antigo mesmo.

A lança Zaġāya provavelmente foi arremessada pela primeira vez há 10.000 anos, no final do período Paleolítico, pelas mãos de um berbere no calor de uma batalha por território ou por comida, no deserto do Saara, no norte da África, onde hoje estão o Marrocos e o Egito.


Guerreiro Zulu

Na língua Hauçá, uma das mais importantes da África e aparentada com o árabe, o hebraico e o egípcio antigo, a palavra Zaġāya significa cercar, acercar, rodear e circundar, sugerindo claramente os objetivos e usos da lança.

A madeira utilizada na confecção era a mais forte possível. Os zulus, por exemplo, tinham preferência por determinada árvore, que mais tarde foi batizada de Zulu Assegai, em referência à lança Assegai.


Soldado Askari equipado com a lança Zagaia / Assegai. Foto feita em 1943, em Pretória, África do Sul, pelo Tenente Chetwyn, fotógrafo oficial do War Office.

Curta e delgada, utilizada para caça e pesca, a Zaġāya era equipada com ponta feita de chifre ou de osso, que podia ser bifurcada.

Entre os anos 711 e 1.492 a nossa lança já estava na Europa.

No velho continente, ela participou de muitas lutas ao sul da Península Ibérica, empunhada por árabes, vencendo as armaduras dos cristãos espanhóis: os mouros haviam dado a ela uma nova ponta, em metal, e também outra pronúncia: Az-Zagaia.

Chegou ao centro-oeste brasileiro como Azagaia no sotaque aportuguesado de sírios e libaneses, lá pela metade do século 19.

Encontrou aqui a sua alma gêmea, a quem emprestou o nome e o ferro.


Guaicurú empunhando uma lança Zagaia

Porque já existia uma longa lança, similar às africanas, com ponta de osso ou de chifre, usada pelos heroicos povos guatós e kadiwéus para proteção, batalhas e caça nos campos onde reinavam onças-pintadas, queixadas e jacarés.

A Zagaia que fez história na região de Bonito é longa, chegava a ter 4 metros de comprimento.

Cavaleiros incrivelmente talentosos souberam torná-la ainda mais temida.


Aquarela “Carga de Cavalaria Guaicuru”, Jean-Baptiste Debret

O francês Jean-Baptiste Debret retratou em sua aquarela “Carga de Cavalaria Guaicuru”, publicada em 1.834, o pavor que a lança Zagaia
causava aos inimigos:

“Cada cavaleiro, unicamente apoiado com pé direito no estribo, segura a crina com a mão esquerda e assim se mantém suspenso e deitado ao longo do corpo do cavalo e conserva essa atitude até chegar a carregar a lança e, então se ergue na sela e combate com vantagem…”

Imagine a surpresa ao descobrir, a poucos metros de você, guerreiros ferozes surgindo de trás de seus cavalos e apontando afiadas Zagaias em sua direção.

Isso explica por que os exímios cavaleiros guaicurus frustraram por 300
anos as tentativas europeias de conquista do pantanal brasileiro.


Capa do livro “Tigrero”, de Alexander “Sasha” Siemel

Os feitos da Zagaia como caçadora atiçaram o espírito de aventura de Alexander “Sasha” Siemel, europeu da Letônia.

Siemel teve o primeiro contato com a Zagaia em 1914, quando veio ao Brasil para trabalhar em campos de mineração de diamantes, época em que havia apenas um Mato Grosso.

Ouviu de um morador local que o verdadeiro caçador de onças, o “tigrero”, precisava de apenas um instrumento, a Zagaia.

Ele aprendeu a manusear a lança com o melhor dos mestres – um guató – e em 1925 Siemel se tornou o primeiro homem branco a matar uma onça utilizando a Zagaia. A lança que Siemel usou tinha 7 pés de comprimento, mais de 2 metros.


Sasha Siemel e sua Zagaia

Sasha Siemel foi contratado por fazendeiros para proteger os rebanhos de predadores.

Trabalhou em fazendas no pantanal dedicadas à caça de onças pintadas, e promoveu safaris que atraíram estrangeiros de diferentes
continentes.

Se tornou uma celebridade, uma espécie de Indiana Jones. Ele escreveu com a ponta cortante e ensanguentada da Zagaia a sua
fama de caçador profissional de onças: teria abatido mais de 300 delas, da forma que relatou em seu livro “Tigrero”.

Deu entrevistas para grandes jornais, inspirou documentários, se tornou fotógrafo e ator.

E desapareceu esquecido pela história quando surgiram os novos heróis de nosso tempo, os que protegem e preservam.


A ponta da Zagaia, como uma refrescante lembrança do passado

Em 1995, pacificamente, a Zagaia recebeu a sua merecida homenagem.

Preenchida pelo vibrante amarelo do sol em um quadrado laranja, a ponta da lança ganhou lugar de destaque nos 650.000 m2 do Zagaia Eco Resort Bonito, no gramado frente à recepção.

Ela dá as boas-vindas aos que chegam para dias que serão emocionantes de uma forma diferente.

Mergulhando em piscinas, percorrendo trilhas em matas nativas, explorando as maravilhas das grutas, caminhando na copa das árvores,
seguindo a correnteza gentil das águas em alegres boias coloridas, flutuando nos rios cristalinos de Bonito.

E também dando um pulinho logo ali, no Pantanal Sul, para encontrarem onças-pintadas e jaguatiricas em um safari.

Fotográfico, claro.

Em todo o Brasil – e até fora dele – hoje Zagaia significa paz na terra, harmonia com a natureza e comunhão entre todos os povos.

Em forma de Resort no fantástico destino de ecoturismo onde tantos os felinos quanto as zagaias podem repousar tranquilamente.


Jaguatirica, Pantanal Sul, região de Bonito, Brasil.

 


Réplica da lança Zagaia, dos Guaicurus. Acervo do Zagaia Eco Resort Bonito.

Venha renovar as energias e lembre-se da sua máscara. Combinado?

Assim que o Zagaia Eco Resort reabriu, em julho, recebemos a visita do gerente regional do Sebrae, Matheus da Silva Oliveira. Ele trouxe o selo Bonito Seguro que chancela o protocolo de biossegurança implementado no hotel. Esse projeto do Sebrae, Senac e Sesi contempla desde a criação dos protocolos para todos os setores do turismo até o acompanhamento das ações dentro das empresas, na prática.

“Temos uma equipe multidisciplinar formada por engenheiros de segurança do trabalho, advogada, enfermeiros do trabalho, médica do trabalho e fisioterapeuta do trabalho. Tivemos que entender o cenário mundial no combate ao novo coronavírus, inovar em processos e procedimentos necessários diante de algo que não era previsto. Uma contribuição para que os empresários se sintam apoiados neste momento e para que possam reabrir os estabelecimentos”, afirma Priscilla Santana Bueno, fisioterapeuta do trabalho e consultora do Sesi.

Continue Lendo…