Assim que o Zagaia Eco Resort reabriu, em julho, recebemos a visita do gerente regional do Sebrae, Matheus da Silva Oliveira. Ele trouxe o selo Bonito Seguro que chancela o protocolo de biossegurança implementado no hotel. Esse projeto do Sebrae, Senac e Sesi contempla desde a criação dos protocolos para todos os setores do turismo até o acompanhamento das ações dentro das empresas, na prática.
“Temos uma equipe multidisciplinar formada por engenheiros de segurança do trabalho, advogada, enfermeiros do trabalho, médica do trabalho e fisioterapeuta do trabalho. Tivemos que entender o cenário mundial no combate ao novo coronavírus, inovar em processos e procedimentos necessários diante de algo que não era previsto. Uma contribuição para que os empresários se sintam apoiados neste momento e para que possam reabrir os estabelecimentos”, afirma Priscilla Santana Bueno, fisioterapeuta do trabalho e consultora do Sesi.
Os profissionais que atuam no atendimento tiveram de se adaptar, assim como os turistas. Aqui, no Zagaia, por exemplo, os cuidados começam já na chegada. A temperatura de todos é aferida. Se alguém apresentar temperatura corporal igual ou acima de 37,8° C o check-in é interrompido e a pessoa é convidada a se dirigir a uma unidade de saúde. Nesse caso, a hospedagem poderá ser reagendada. O uso de máscara é obrigatório. Higienização e arrumação do apartamento são realizadas a cada 48 horas, ou seja, somente depois da segunda noite.
Mas o que mais chama atenção dentro de tantas regras do protocolo do Zagaia, sempre pensando na segurança e saúde dos hóspedes e colaboradores, é o buffet assistido, no café da manhã e jantar. O buffet com os alimentos fica dentro de uma espécie de aquário onde apenas funcionários equipados e habilitados permanecem. Esses funcionários servem o que o hóspede escolhe para comer. A movimentação de clientes não tem contato algum com os alimentos do buffet, o que diminui consideravelmente qualquer possibilidade de contaminação.
A gerente geral do Grupo Zagaia, Gitane Klain, presidente da Associação dos Hotéis de Bonito, participou da criação do protocolo de biossegurança juntamente com o Sesi. “Todos os cuidados neste momento são essenciais. Queremos que os turistas venham com tranquilidade e se sentindo seguros. Existem alguns resistentes com relação ao uso de máscaras. Para esses, a gente sugere que pensem no bem-estar deles e da família para tomar uma decisão de quando vir. O cuidado é com todos, sem exceção, clientes e funcionários”, diz Gitane.
No nosso site, nós temos um resumo do protocolo de biossegurança do Zagaia. Para acessar, basta clicar aqui.