Em Bonito (MS), Zagaia Eco Resort destina 12 toneladas de materiais para reciclagem

O hotel é referência em práticas sustentáveis.

 

Nos bastidores do único resort de Mato Grosso do Sul, um prédio chama atenção pelo trabalho exemplar desenvolvido ali. Quando a gente chega ao local, as paredes sinalizam sobre a importância da separação dos resíduos produzidos por nós, seres humanos, e a destinação correta deles. Sim, estamos falando sobre o que muitos ainda chamam de lixo.

No meio das latinhas, vidros, papéis e outros materiais, encontramos o Antônio Santana, de 56 anos, colaborador do Zagaia há 17 anos. Solteiro, sem filhos, Tonho, como é conhecido, não sabe ler e nem escrever. Nas poucas palavras com muita timidez, ele demonstra os desafios do trabalhador e a satisfação da sua contribuição positiva para o planeta. De janeiro a agosto de 2024, o Tonho e ajudantes separaram mais de 12 toneladas de recicláveis, no hotel.

Antônio Santana na Estação Lixo Zero

No total foram 12.379,93 quilos. 788,10 quilos de latas de alumínio, 4.504,93 quilos de papelão, 1.882,10 quilos de plástico e 5.204,80 quilos de vidro. Todos os materiais foram doados para agentes de reciclagem e cooperativas de Bonito cadastrados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A renda da maioria vem desse processo.

A doação feita pelo Zagaia é fundamental para a viabilização do processo. Os agentes de Bonito vendem para compradores de Campo Grande e o valor do frete para levar até a capital é muito alto. Tudo é reciclado. A Eureciclo, solução para logística reversa de embalagens, envia os vidros para uma indústria, em São Paulo, onde viram areia.

Entrada prédio Estação Lixo Zero Zagaia

Nas áreas de convivência do Zagaia Eco Resort existe a coleta seletiva. Nesse ponto é importante ressaltar a contribuição e conscientização dos hóspedes no projeto. Quem presta essa consultoria ambiental de gestão de resíduos é a Ciclo Azul. É quem também presta o serviço Clube da Compostagem que, no mesmo período de janeiro a agosto deste ano, coletou no hotel 61.427,34 quilos de orgânicos que foram transformados em adubos.  

Para a gerente geral do Zagaia, Gitane Klain, entusiasta na sustentabilidade e amante da natureza, o número de mais de 12 toneladas de recicláveis é um marco significativo na empresa com o compromisso socioambiental. “É importante ressaltar que a gestão adequada dos resíduos é um grande desafio ambiental e social enfrentado por gestores em todo o mundo. A crescente geração de resíduos e a necessidade de práticas eficazes de reciclagem exigem uma abordagem integrada que envolva não apenas a conscientização, mas também políticas públicas e ações coletivas. Cada tonelada reciclada representa um passo significativo na redução do desperdício e na conservação dos recursos naturais presentes em nossas matas, grutas, cachoeiras e nos rios de águas cristalinas da nossa cidade”, diz Gitane.

Coleta seletiva Estação Lixo Zero

Klain ainda afirma que é só o começo. O trabalho vai continuar para aumentar os números do que é desviado dos aterros e são reciclados. “Estamos muito orgulhosos do engajamento dos nossos visitantes e colaboradores. Queremos ser uma referência, um exemplo para outras empresas, criando um impacto positivo e duradouro no meio ambiente e na comunidade local. Além disso, buscamos proporcionar aos nossos hóspedes uma experiência única, alinhada com o respeito e a responsabilidade ambiental e social”, finaliza.

O Zagaia Eco Resort promove outras ações sustentáveis como o sistema de tratamento de esgoto de polímero mineral, sistema de aquecimento de água a biomassa e sistema solar fotovoltaica.  

Por Carlos Arakaki