Projetos amigos da natureza de Bonito que valem a pena conhecer

A natureza de Bonito, destino turístico conhecido mundialmente, vai muito além da beleza comercial que podemos ver nas fotos e vídeos das redes sociais. É praticamente impossível não se encantar ali no tête-à-tête, diante das águas cristalinas, dos animais e de toda atmosfera criada pelas árvores nativas do cerrado brasileiro. Sem contar nas cavernas que te levam a um mundo subterrâneo impressionante.

O ecossistema da Serra da Bodoquena, região onde fica Bonito, sem dúvida é um verdadeiro paraíso riquíssimo em recursos hídricos. Quando abrimos os nossos sentidos e percebemos cada detalhe do meio ambiente, fica mais clara a importância da preservação e conservação. Quer dizer, pelo menos deveria ser evidente para todos, sem exceção. Ainda mais onde o turismo é vivo e bem feito.

Aqui, na capital do ecoturismo, existem projetos extremamente importantes para o cuidado com a natureza. Dois deles são: Iasb, Instituto das Águas da Serra da Bodoquena, e a Casa do Vidro. Ajudam na conscientização e podem encantar ainda mais o turista.


A Casa do Vidro transforma vidros que iriam para o lixo em objetos funcionais e decorativos. Garrafas vazias, potes, vasos quebrados… Materiais coletados de residências, bares e restaurantes de Bonito. O projeto chega a arrecadar de 60 a 80 mil toneladas de vidros por ano. São reaproveitadas cerca de 30 mil toneladas. O que sobra a prefeitura municipal reaproveita de outras maneiras.

 

O trabalho da Casa do Vidro ajuda consideravelmente a diminuir o impacto na natureza. Vidro demora no mínimo 4 mil anos para se decompor. Menos vidros, menos lixo no aterro de Bonito. E nascem copos novinhos, luminárias, relógios, xícaras e lembranças personalizadas. Excelentes suvenires cheios de conceito e amor pelo meio ambiente.

Já o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena desenvolve várias atividades, entre elas a limpeza de córregos que cortam a cidade e que encontram rios importantes do turismo, análise das águas periodicamente para manter a qualidade e restauração florestal.

Além disso, o Iasb desenvolve a educação ambiental nas escolas e recruta crianças e adolescentes para ações ambientais. Jovens conscientes se tornam adultos participativos na conservação e preservação das riquezas naturais.

Tanto o Instituto quanto a Casa do Vidro podem ser conhecidos pelos turistas que chegam a Bonito. A Casa do Vidro funciona de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 20h00. Sábado das 08h00 até às 12h00. Mais informações pelos telefones (67) 3255-3987 ou (67) 9 9821-3326. Já para saber mais sobre o Iasb acesse o site: iasb.org.br.

Bonito é fenomenal, várias atrações de diversos tipos na natureza. Está aqui para você, para nós, para todos desfrutarem hoje. E para que no futuro outras gerações tenham esse privilégio, não adianta, não tem segredo, prestar atenção nas nossas atitudes é fundamental. Desde jogar uma bituca de cigarro no devido lugar que é o lixo até ensinar para crianças que perto de rio a mata deve ser preservada. Pense nisso: sem meio ambiente não existe vida.